O que significa o status "Negada na operadora" e seus motivos?
Sua transação ficou com o status de negada na operadora? Entenda melhor o que significa esse status e todos os seus motivos atrelados
O status de “Negada na operadora” significa que o cel_cash tentou cobrar no cartão do seu cliente, mas não foi possível realizar a cobrança, o motivo será especificado juntamento ao status, como na foto abaixo:
Todas as transações podem ser cobradas em outro cartão de crédito.
Para alterar o cartão você deve ir em contratos/vendas - detalhes, tendo duas formas
Clicando em reenviar o link de pagamento no e-mail ou WhatsApp, o link irá ser enviado via uma mensagem para o próprio cliente trocar o cartão. Assim que o cliente colocar o novo cartão, as transações que estão em aberto no contrato são retentadas
Ou você pode alterar apertando em "alterar cartão" nesse caso o sistema não faz a retentativa automática de cobrança de forma automática, por isso após salvar a alteração deve voltar no contrato e clicar no botão atualizar/reenviar que tem na transação para realizar a retentativa
Abaixo listamos e explicamos os motivos mais recorrentes:
- Transação não autorizada
- GENÉRICA
- Autorização negada
- Problema no adquirente.
Todos esses motivos ocorrem quando o cel_cash tentou cobrar o cliente, mas o banco (emissor do cartão) não autorizou aquele valor a ser cobrado, então seria necessário o cliente entrar em contato com o banco emissor do cartão para autorizar o pagamento, já que não especificaram o porquê a transação foi reprovada. Para essa verificação pode ser usado a data, hora e TID que consta na negativa.
- Senha vencida
- Erro de criptografia de senha
- Cartão inválido (criptograma).
Esse motivo significa que o cartão cadastrado está com problemas para ser cobrado, para obter mais informações o cliente deve entrar em contato com o emissor do cartão.
- Erro por mudança de chave dinâmica
Esse motivo significa que os dados cadastrados do cartão estão errados e seria necessário preencher novamente o cartão no sistema, com os dados corretos
- Bloqueio temporário
Esse motivo significa que o cartão do cliente está com um bloqueio temporário para realizar compras, nesse caso o cliente deve entrar em contato com o banco emissor do cartão para realizar a liberação
- Fraude confirmada
- Suspeita de fraude
Esses dois motivos de negativa são um retorno do banco emissor do cartão, que provavelmente barrou a cobrança por algum monitoramento de segurança ou bloqueio, nesse caso o cliente tem que entrar em contato com o banco emissor do cartão para verificar a analise feita
- Tipo de transação não permitida esse cartão
- Restrições no cartão
Esse motivo significa que o cartão do cliente não tem a permissão para passar esse tipo de transação, ou está com alguma restrição de compra, por exemplo, um cartão bloqueado para compras online. Nesse caso o cliente deve entrar em contato com o banco emissor do cartão
- Transação não autorizada, com retentativas excedidas
Esse motivo de negativa ocorre quando um cartão foi negado anteriormente por um motivo que não é possível reversão, por exemplo, um cartão cancelado ou preenchido incorretamente. Nesse caso é necessário preencher novamente o cartão